Manual Posto de combustivel

De Conecto wiki
Revisão de 18h32min de 19 de março de 2015 por Aamaro (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Manual Posto de combustível Sistema Emporium


Introdução Esse documento contém informações, para auxiliar a configuração e fazer a integração entre PDV, bomba de combustível e o sistema Emporium Web.

1. Bombas de Combustível líquido e dispensadores GNV.

No mercado existem vários modelos de bombas, de combustíveis e dispensadores de GNV. a marcas mais comum são: Gilbarco, Wayne, Stratema, Aspro ALB, e Aspro Develco (estas duas últimas são a mais utilizadas de dispenser de GNV), todas as marcas trabalham com dois módulos de Automação e/ou Manual.

2. Mapeamento e Configuração das Bombas.

As bombas de abastecimento se comunicam por meio dos protocolos - Loop – 485 e Tokheim. Geralmente as bombas de abastecimento líquido utilizam o protocolo Loop, já os dispensadores utilizam o protocolo RS-485. No controle das bombas, estes protocolos são totalmente configuráveis.

Quando uma bomba permite abastecer dois veículos em simultâneamente, para o sistema é considerado como se fossem duas bombas distintas, sendo assim neste caso cada lado 1 (bomba 01) e o verso como lado 2 (bomba 02). É importante considerar que o canal de comunicação é único para esta bomba.

Essa explicação influência no registro da bomba no sistema Emporium Web, pois você terá que cadastrar duas bombas ao invés de uma, e no cadastro de bico a ordem é de acordo com o lado configurado na bomba.

Cada modelo tem sua configuração específica, representada pelo lado Lógico A,e lado Lógico B. O modelos mais antigos são configurados pelo teclado que está localizado na cabeça da bomba; já os modelos mais novos são configurados pelo controle remoto. Cada bomba é classificada de acordo com a sua quantidade de bicos.

Exemplos de Tipos de Bombas
Bomba simples (1-bico)
Bomba dupla (2-bicos)
Bomba quádrupla (4-bicos)
Bomba sêxtupla (6-bicos)
Bomba óctuplo (8-bicos)
Bomba de Abastecimento – Gilbarco Simples: Essa bomba contém apenas um lado, ou seja, abastece um carro por vez porém é endereçada apenas em um display.

Observação: essa Bomba abastece apenas um carro por vez, (1PA)

Bomba de Abastecimento – Sêxtupla Wayner: Essa bomba realiza de 2 a 4 abastecimentos simultaneamente e são fáceis de serem identificadas, as elas têm 4 display 2 de cada lado. Computador-Hardware Interno: Na parte de cima da bomba estão todos os mecanismos, inclusive onde é instalado o dispositivo de identifid. Dispenser Aspro ABL;

OBS: O endereçamento no dispenser GNV é feito de acordo com a programação feita pelo mecânismo no Computador

3. Automação da Bomba de Abastecimento.

O processo de automação envolve a configuração da bomba e concentrador. Esse processo exige uma configuração dos equipamentos por meio de cabos conforme as figuras 01 e 02.

Figura 1 – Caixa Blindada Fechada. Figura 2 - Caixa Blindada Aberta com os fios de automação.
Para fazer a configuração da bomba de abastecimento. Siga os passos abaixo:

1. Verifique a conexão dos cabos de automação no modelo AF 2x18 ou 2x20 AWG (A identificação desses cabos é simples. Eles contêm malha de blindagem, saem da sala do posto e chegam até as bombas de abastecimento).

2. Abra a caixa de energia e localize o cabo duplo com a identificação de automação do fabricante da bomba (cada bomba possui um caixa blindada de energia, onde ficam os motores e os cabos que devem ser conectados ao computador da bomba).

3. Faça a conexão das pontas do cabo de automação da bomba com os cabos que vem da sala do Posto.

4. Com o multímetro, verifique se a tensão está chegando com a voltagem correta de cada bomba (cada bomba possui uma voltagem específica; é necessário consultar o fabricante para saber a voltagem necessária para a bomba que está sendo configurada).

5. Certifique-se que foi estabelecido a comunicação do concentrador e a bomba, através do próprio aplicativo de configuração do concentrador.

Existem vários concentradores de bomba de combustível. Os mais utilizados são: Companytec, Eztech e Wayne. Todos os modelos mais recentes têm interface de comunicação TCP/IP que é um ótimo recurso para suporte e manutenção remota.

Figura 1 Figura 2 Figura 3

Nos postos mais antigos a comunicação ainda é feita pela porta Serial (COM). Para fazer a configuração de um concentrador CBC-06, realize os passos abaixo:

1. Desligue o aparelho concentrador.

2. Abra a tampa e localize os conectores e os módulos (placas) que estão dentro do equipamento concentrador (Os módulos internos placas comunicadoras correspondem a cada canal de comunicação, ou seja, a cada bomba, vide Figura 04, como ficam conectadas as placas para a configuração de três bombas).

Figura 1 Figura 2 Figura 4 – Equipamento CBC06 da Companytec.

3.Conecte o cabo de comunicação da primeira bomba na ponta do adaptador da cor verde, para encaixar no módulo do CBC, conforme as figuras Figura 05 e Figura 06.


Figura 5 – Conector Figura 6 – Conexão de Conector

4. Ligue o equipamento concentrador utilizando a chave.

5. Repare se todos os leads dos módulos estão ligados.

6.Conecte o cabo de rede RJ-45 ao switch, conforme demonstrado na Figura 07.


Figura 7 – Conexão da rede com o equipamento de CBC06 Figura 8 – Equipamento CBC06 instalado.

4. Configuração do Concentrador CBC- 06

A configuração do equipamento CBC-06,pode ser iniciada somente após sua conexão á rede, com o auxílio do Software de Varredura Discovery.

Para fazer a configuração do CBC-06siga os passos abaixo:

1. Localize o IP padrão 192.168.0.91.

2. Com o botão direito do mouse, clique sobre o IP localizado.

3. Escolha a opção alterar IP.

4. Configure com os dados da rede local.

Figura 9 – Software de varredura Discovery.


5. No aplicativo CBC Manager será solicitado um usuário e senha (o usuário está disponível no menu do aplicativo Técnico Companytec.

6. Para obter a senha de acesso, faça o cálculo indicado na fórmula da Figura 10.

Figura 10 – Tela de Login do aplicativo CBC Manager. Fórmula de Geração de Senhas

Senha = (Ano - Dia – Mês - Hora)

Exemplo:

2013 – 25 – 04 - 12 =1972.

7.Efetue o acesso ao concentrador, de acordo a conexão “COM” ou “TCP/IP” (O processo de configuração dos canais de comunicação será baseado nos módulos “Loop /RS485” referente aos modelos de bombas).

Figura 11 – Tela de configuração do aplicativo CBC Manager. Exemplo de Configuração:

- Loop

- Tipo de bomba: G – Gilbarco - Canal: De 01 até 08. É o canal em que a bomba está instalada na placa - Cód. Vírgula: 3E; - Endereço: De 01 até 04. É o número lógico da bomba (lado: 1 = end: 1, lado: 3 = end.: 3...); - Número de bico: De 01 até 04. Neste campo coloca-se o número de bicos que a bomba possui por lado.

5. Habilitação do Concentrador CBC-06 para (GNV ou Identfid)

Para configurar o software de habilitação será necessário que o técnico informe os seguintes dados:

Nº Série, para ler o número de série da automação, é necessário ter o CBC Manager 2K9 versão 1.31 ou superior, disponível no site da Companytec para download.

Passo a Passo para habilitar o concentrador:

1. Estabeleça comunicação com o CBC-06.

2. Acesse a guia terminal.


3. Escolha o comando Leitura Nº. de Série.

4. Clique no botão enviar comando.

5. Aguarde a resposta que terá o seguinte formato (Tx990000yyyykk).


Legenda: X: tipo:

C:Combustível líquido com Identfid c:Combustível Líquido sem Identfid G:Combustível Líquido e GNV com Identfi g:Combustível Líquido e GNV sem Identfid. yyyy: número da placa; kk: checsum;

6.Inclusão de Cartão Identifid

Procedimento para cadastramento de cartões Identified no concentrador de Bomba Companytec (CBC-06).

1.Com o TCU (Leitor RFID) conectado em uma máquina com sistema operacional windows, execute o aplicativo CBC-Maneger; conforme figura 12.


TCU (Leitor RFID) Figura – 12 TCU (Leitor RFID).


No aplicativo CBC Manager será solicitado um usuário e senha, o usuário está disponível no menu do aplicativo (Usuário Companytec), para obter a senha de acesso faça o calculo indicado na fórmula de geração de senhas.

2 - Na seção Comunicação clique em Conectar TCU. Se a comunicação for estabelecida corretamente, o ícone de indicação ficará com a cor verde;

Na seção “Comunicação” clique em “Conectar TCU”. Se a comunicação for estabelecida corretamente, o ícone de indicação ficará com a cor verde; Figura Figura - 13 TCU.

3 - Acesse o menu Cartões para visualizar a tabela Dados de Identificação

4 - Aproxime o cartão Identified no leitor TCU.Será exibida uma caixa de texto para seleção da hierarquia do funcionário que será destinado o cartão;

5 - Marque a opção Frentista Nível 1 e clique em Incluir; O cartão será incluso no Concentrador de Bomba (CBC);

6 - Realize os procedimentos anteriores para inclusão de todos os cartões novos;


7.Configuração do Concentrador EZForecourt Plus

O EZForecourt Plus precisa de configuração para se comunicar com as bombas, tanques e outros dispositivos, assim o concentrador será reconhecido pela rede do local de instalação. É necessário configurar de acordo com a arquitetura desta rede.

Siga os passos abaixo para realizar a configuração:

1. Identifique se a rede local é DHCP ou IP fixo.

2. Conecte um pendrive no computador onde foi feita a instalação dos aplicativos cliente.

3.Execute o módulo de apoio EZSetup.

4. Preencha as configurações da sessão “Configuração do IP” ou ative a opção “DHCP”.

5. Ative a opção “gravar”.

6. Na sessão pendrive, uma caixa exibirá todos os pendrives localizados. Escolha onde deseja gravar e clique no botão Iniciar.

7. Ao final do processo clique no botão ok, e retire o pendrive.

8.Com o Concentrador ligado, conecte o pendrive na entrada USB localizado na parte de trás do concentrador

9. Um dos leds de status, localizado á direita do concentrador passará a piscar rapidamente.

10. Após alguns minutos o mesmo led de status passará a piscar lentamente, isso significa que a gravação foi concluída.

11. Retire o pendrive.

12. Reinicie o Concentrador para inicialização com o novo endereço IP.

8Execute Ezconfig numeração fornecida pelo aplicativo.

1 – Utilizando Cos da Calculadora aparecerá numeração, que será utilizada apenas os três primeiros dígitos que será senha da chave.

colocar figura


Devido à particularidade de cada posto, é necessário um levantamento para aplicar as configurações no concentrador, de acordo com o mapa da pista conforme figura 15.
figura 15.EZConfig.

9. Medidor de Tanques

No ambiente de posto, é obrigatório encontrar sistemas de monitoramento de tanques para controle eficiente do estoque de produtos (combustíveis) e monitoramento ambiental (vazamentos, contaminações, ou adulteração de produtos). Para suprir esta necessidade o SuperService é capaz de se comunicar com vários modelos de medidores existentes no mercado, com regras de configuração similares.


Sintaxe
DEVnn = MODELO, CANAL, PORTA, BAUDRATE, (HORÁRIOS)
Modelos do medidor que estão implantados no Superser vice
Veeder-Root

TELEMED OPW ATG EZTank (Leitura através do Reconfortos Plus da EZTech).